Para a educação física e seus profissionais, o desenvolvimento e sucesso do voleibol depende do comprometimento e qualidade de suas práticas educativas, e reconhece a importância do voleibol como ferramenta para o desenvolvimento social, emocional e intelectual de seus alunos.
Os professores são os responsáveis pela aprendizagem dos alunos e devem atuar como facilitadores para mostrar a real diferença entre brincadeira competitiva e cooperativa e saber quando aplicá-la. Nossos professores têm vasta experiência em jogos competitivos e trabalham com você para desenvolver e aprimorar seu crescimento e potencial pessoal. No entanto, poucos buscam alternativas aos jogos cooperativos que proporcionem alegria, diversão e qualidade de vida. Há a necessidade de divulgar e estabelecer regras para fins de aprendizagem.
O voleibol possui inúmeros benefícios e propriedades que contribuem para o desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo, contribuem para a aquisição de habilidades motoras, promovem satisfação, prazer e motivação. E se esse esforço for feito de forma adequada nas escolas, seus efeitos podem ser vistos também em outras áreas. Porque essa interação está acima de tudo na concentração.
Por meio do movimento, a criança vivencia novas experiências e desenvolve habilidades motoras que auxiliam no aprendizado, na criatividade e na socialização. Além das habilidades motoras, desenvolve a noção de espaço e tempo, determina a coordenação precisa dos movimentos externos para alcançar uma resposta motora satisfatória e faz com que o corpo reaja para atender às demandas externas. Essa complexa aquisição espaço-temporal só é possível por meio da construção do espaço sensório-motor e posterior desenvolvimento das habilidades perceptivas e motoras que caracterizam a aprendizagem.
Por meio da competição, os alunos despertam para o melhor desenvolvimento físico, emocional e intelectual das crianças e começam a atingir o máximo desempenho por meio de treinamento, condicionamento, habilidade, integração e atenção. Aprendendo com firmeza os fundamentos do vôlei, você poderá ter diversas experiências que serão úteis no seu dia a dia. No seu conceito de palavra, saber atacar, defender e trabalhar em equipe.
Embora sejam atividades simples, o que vivenciam nas brincadeiras demonstra a capacidade que cada ser humano tem de viver e conviver com os outros, revelando suas dificuldades e oportunidades. O voleibol é caracterizado pelo desenvolvimento de habilidades motoras como velocidade, flexibilidade e resistência aeróbica, podendo dominar os hábitos de exercício do voleibol. Na idade escolar primária, as crianças são rápidas, focadas e perspicazes em seus movimentos.
Os esportes destinam-se a promover as habilidades motoras e as necessidades pessoais e sociais das crianças. Somente quando a criança perceber essa confluência de qualidades, ela terá a motivação necessária para se sair bem nos esportes. Nessa fase, adquirem habilidades motoras muito mais rapidamente que os adultos e, após essa consolidação comportamental, as crianças ficam mais confiantes e motivadas.
A formação em educação física faz parte da educação continuada e forma os pré-requisitos básicos morfologicamente, funcionalmente, psicologicamente e pedagogicamente. O sucesso dessa melhora dependerá da unificação do processo anabólico da técnica do exercício. E esse treinamento ajuda a melhorar o desempenho atlético. Seu objetivo é possibilitar que as crianças vivenciem todo o conteúdo da educação física, integrem suas habilidades motoras de forma lúdica e simbólica e promovam uma consciência crítica da realidade e da sociedade ao seu redor. É muito importante que os alunos aprendam a seguir as regras porque em nossa sociedade constantemente discutimos e vivemos a importância dessas regras.
Os jogos devem ter significado. Pois não adianta praticar atividades esportivas que não tragam benefícios ou mesmo progressos de aprendizagem ao jogador. Quanto mais conectado e integrado seu jogo se tornar, maiores serão os benefícios. Sempre há novos personagens no jogo. Isso é essencial para despertar o interesse do aluno e é um dos meios mais úteis para a construção do conhecimento. Trabalhar o esporte na escola sem ter como propósito a reflexão do indivíduo, proporciona o surgimento de situações que poderão ocasionar problemas, como a busca incessante de talentos, treinamento esportivo na aula de Educação Física, especialização precoce, exclusão dos menos habilidosos, desinteresse pela prática esportiva, entre outros, sendo a Educação Física idealizada como modelo de esporte de rendimento
Conhecer os motivos que impulsionam as crianças e adolescentes à prática de uma modalidade de desporto pode vir a aperfeiçoar as atividades a serem desenvolvidas durante o treinamento, levando-as a melhorarem o seu desempenho e, com isso, sentirem-se mais motivadas. A motivação por sua vez pode gerar melhora de desempenho, num círculo virtuoso absolutamente desejável.
A motivação é responsável pela direção, intensidade e persistência dos indivíduos numa determinada modalidade esportiva e manifesta-se como principal fonte de êxito esportivo, devendo ser mantida permanentemente. O estudo sobre como os fatores motivacionais impulsionam crianças e adolescentes a se envolverem na prática de esportes pode ser ferramenta de grande utilidade para a elaboração de treinos estratégicos, auxiliando o processo de ensino-aprendizagem.
O conhecimento do que o motiva pode ajudar a adaptar os planos aos interesses do seu atleta e aumentar suas chances de permanecer ativo.
Facilite o aprendizado do Voleibol dos seus alunos, seja na escola ou em escolinhas mesmo que você nunca tenha lidado com o esporte.
Quem diz que o Voleibol é um esporte fácil de se ensinar, não sabe o que está falando. Ele não é um esporte fácil para ensinar a crianças por causa dos seus fundamentos e das suas regras. Porém, se houver um trabalho organizado, com conhecimento de todas as características desse esporte, o ensino será eficiente.
Esse curso é completo, com conteúdo excepcional!
Você não pode perder:
EBOOK GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
EBOOK GRÁTIS: Treinos de Voleibol: Guia Prático para Professores .
Mundo Esporte Educacional:
600 Exercícios em Vídeos de EsportesCursos e Manuais sobre Esporte para Professores
Grupo de Whatsapp sobre Esporte Educacional
Comente:
Professores no Voleibol Educacional
Editado por Dani Souto Esporte Educacional
on
11:00
Nota do Post:
Nenhum comentário: