Capitão e técnico tem funções disciplinares no Voleibol







Você sabia que o capitão da equipe e o técnico são responsáveis pela conduta e disciplina dos membros de sua equipe no voleibol?

Vamos falar mais sobre a função do capitão e do técnico sob esse aspecto  no Voleibol.

O Capitão

Antes da partida, o capitão assina a súmula e representa sua equipe no sorteio. Durante a partida e enquanto em quadra, o capitão da equipe é o capitão no jogo.

Quando o capitão da equipe não está em quadra, o técnico ou o capitão da equipe deverá designar outro jogador em quadra, excetuando-se o Líbero, para assumir o papel de capitão no jogo.

Este desempenha as funções de capitão até ser substituído, o capitão da equipe retornar ao jogo ou o set terminar.

Quando a bola não estiver em jogo, somente o capitão no jogo, dentre todos os membros da equipe, estará autorizado a dirigir-se aos árbitros para:

– Solicitar explicações sobre a aplicação ou a interpretação das regras assim como submeter os pedidos e perguntas de seus colegas de equipe. Se o capitão no jogo não concordar com a explicação do primeiro árbitro ele/ela poderá protestar formalmente contra a referida decisão e, de imediato, comunicar ao primeiro árbitro o requerimento do direito de registro oficial na súmula ao final da partida;

– Pedir autorização:
a) para trocar o uniforme, no todo ou em parte;
b) para verificar as posições das equipes;
c) para verificar o piso, a rede, a bola, etc;

– Na ausência do técnico, solicitar tempos e substituições.
Ao sinal da partida, o capitão da equipe:

– Agradece aos árbitros e assina a súmula para ratificar o resultado;

– Poderá, caso tenha requisitado ao primeiro árbitro no momento do acontecido, registrar seu protesto oficial contra a aplicação ou interpretação da regra por parte dos árbitros.

image.png

Técnico

Durante a partida, o técnico conduz as jogadas de sua equipe de fora da quadra de jogo. Ele/ela indica a formação inicial, os reservas e solicita tempos. No desempenho de suas funções, suas requisições serão submetidas ao segundo árbitro.

Antes da partida, o técnico registra ou confere os nomes e os números dos jogadores de sua equipe na súmula, assinando-a logo após.

Durante a partida, o técnico:

– Antes do início de cada set, entrega ao segundo árbitro ou a(o) apontador(a) a papeleta de ordem de serviço devidamente preenchida e assinada;

– Senta-se no banco destinado a sua equipe, o mais próximo possível do apontador, podendo deixá-lo;

– Requisitar tempos de descanso e/ou substituições;

– Pode, assim como outros membros da equipe, passar instruções aos jogadores em quadra. Somente o técnico poderá desempenhar esta função enquanto em pé ou caminhando, dentro do espaço da zona livre a frente do banco de sua equipe, delimitada pela extensão da linha de ataque até a área de aquecimento, sem perturbar ou retardar partida.

Para finalizar...

O ebook Trabalhe com Voleibol Educacional vai ensinar com conteúdos específicos para que o professor aprenda a dar aulas de Voleibol com segurança e eficácia. Clique aqui e saiba mais!


Você não pode perder:


EBOOK GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

EBOOK GRÁTIS: Treinos de Voleibol: Guia Prático para Professores .

Mundo Esporte Educacional:

600 Exercícios em Vídeos de Esportes
Cursos e Manuais sobre Esporte para Professores
Grupo de Whatsapp sobre Esporte Educacional


Comente:

Capitão e técnico tem funções disciplinares no Voleibol Capitão e técnico tem funções disciplinares no Voleibol Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 11:10 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.