Aulas diferenciadas ensinam Voleibol com eficácia







O voleibol também pode ser utilizado como um instrumento de educação e inclusão social. Dada a constante utilização do esporte por entidades preocupadas com o atendimento social a crianças e jovens em situações de risco, saber trabalhar com o esporte-educação e como forma de integração social, é, além de oportunidade de trabalho, uma forma de contribuição para a sociedade.

O voleibol é uma modalidade esportiva coletiva apresentando na sua essência o jogo, fator que socioculturalmente motiva e estimula as pessoas, mostrando-se muito favorecido e propício ao desenvolvimento da sua prática.

Porém, apresenta-se preocupante o ensino da modalidade esportiva na escola sem um procedimento metodológico apropriado, tendo o objetivo voltado apenas para a assimilação de gestos técnicos. Dessa forma, não ocorre o direcionamento para a reflexão em um contexto mais abrangente.  O profissional não apenas pode ensinar, mas também aprender com seus alunos.

As aulas lúdicas diferenciadas devem transmitir os conteúdos, combiná-los, possibilitando que o aprendiz perceba que não está apenas brincando em aula, mas que está armazenando conhecimentos.  Não podemos optar pelo esvaziamento do conteúdo: aulas gostosas, descontraídas, onde não se aprende nada. Durante estas atividades, o professor pode ter mais detalhadamente informações sobre cada aluno e redirecionar se necessário, sua prática.

O professor de Educação Física deve trabalhar a Ludicidade, porque através dela a criança irá evoluir, uma vez que é prazeroso. A criança evolui suas habilidades na sua troca com o meio, conquistando aos poucos e ampliando sua capacidade de se adaptar. Aos professores de Educação Física cabe lembrar que, devem oferecer brincadeiras criativas sem estabelecer tantas regras, deixando as crianças livres para expressar sua imaginação

Os professores devem criar oportunidades de mostrar o funcionamento da prática do voleibol também fora do âmbito escolar, fazendo com que os alunos tenham contato com a prática do esporte através de jogos e competições onde a modalidade é empregada de modo mais técnico, observando e executando as suas regras gerais.

Para terminar, é importante respeitar os limites da criança, e o treinamento deve estar de acordo com o seu desenvolvimento motor e psicológico. O voleibol quando é trabalhado de forma a ensinar, deve trazer em seu conteúdo elementos que permitam entender sua essência dentro das suas regras, cabendo ao professor estar informado disso.

Para o (a) professor (a) que quer ensinar o VOLEIBOL de maneira eficaz, o ebook TRABALHE COM VOLEIBOL EDUCACIONAL vai ajudar e muito. Ensine o Voleibol usando recursos pedagógicos que potencializarão o aprendizados dos alunos em escolas e escolinhas de esportes. Conheça o Ebook clicando aqui.



Conheça:

Curso Online Voleibol Educacional - Aprenda a dar aulas de Voleibol do absoluto ZERO!
Curso Online sobre MiniVoleibol - Ensine o Voleibol através deste método eficaz no mundo inteiro.

Você não pode perder:

Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Guia completo GRÁTIS: Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .


Você não pode perder:

Exercícios para Professores de Esportes
Cursos e Manuais sobre Esporte para Professores
Grupo de Whatsapp sobre Esporte Educacional


Comente:

Aulas diferenciadas ensinam Voleibol com eficácia Aulas diferenciadas ensinam Voleibol com eficácia Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 12:19 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.