O levantamento é normalmente o segundo contato de um time com a bola. Seu principal objetivo consiste em posicioná-la de forma a permitir uma ação ofensiva por parte da equipe, ou seja, um ataque. Todas as jogadas ofensivas no voleibol passam pelas mãos do levantador. Ele é responsável por armar os ataques, passando ou "levantando" a bola para aquele que será o responsável por atacar.
O "toque" é um dos fundamentos do voleibol mais importante para dar controle no momento de realizar o levantamento da bola para o ataque ou mesmo realizar um passe para o levantador, mas ao mesmo tempo exige bastante coordenação e técnica. Para ser um bom levantador, é preciso dominar a técnica, ter bom entrosamento com os atacantes e ainda ter boa leitura de jogo, para identificar qual a melhor decisão a ser tomada.
A exemplo do passe, pode-se distinguir o levantamento pela forma como o jogador executa o movimento, ou seja, como "levantamento de toque" e "levantamento de manchete". Como o primeiro usualmente permite um controle maior, o segundo só é utilizado quando o passe está tão baixo que não permite manipular a bola com as pontas dos dedos, ou no voleibol de praia, em que as regras são mais restritas no que diz respeito à infração de "carregar".
Os levantadores precisam ser precisos nos passes e ter atenção ao posicionamento do time adversário, para saberem para qual companheiro de time devem direcionar o levantamento, evitando bloqueios.
Para fazer um bom levantamento, o jogador deve:
- Flexionar levemente os joelhos, mantendo as costas retas;
- Flexionar os cotovelos em um ângulo reto, acima dos ombros;
- As mãos devem ficar acima da testa, abertas e a uma distância de cerca de 15 centímetros uma da outra;
- Os dedos devem estar relaxados e ligeiramente curvados, formando um triângulo com polegares e indicadores;
- Para tocar na bola, as pernas devem ser esticadas, para elevar o corpo;
- A bola deve ser empurrada com os dedos com força e esticando os braços para cima.
Também costuma-se utilizar o termo "levantamento de costas", em referência à situação em que a bola é lançada na direção oposta àquela para a qual o levantador está olhando.
Quando o jogador não levanta a bola para ser atacada por um de seus companheiros de equipe, mas decide lançá-la diretamente em direção à quadra adversária numa tentativa de conquistar o ponto rapidamente, diz-se que esta é uma "bola de segunda".
Você não pode perder:
EBOOK GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
EBOOK GRÁTIS: Treinos de Voleibol: Guia Prático para Professores .
Mundo Esporte Educacional:
600 Exercícios em Vídeos de EsportesCursos e Manuais sobre Esporte para Professores
Grupo de Whatsapp sobre Esporte Educacional
Comente:
Como fazer um bom levantamento no Voleibol?
Editado por Dani Souto Esporte Educacional
on
07:28
Nota do Post:
Nenhum comentário: